Número de risco: 239
Número da ONU: 1001
Classe ou Subclasse de risco: 2.1
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES INFLAMÁVEIS.
Grupo de embalagem: N.A.


AspectoGás inflamável dissolvido, sob pressão, que pode conduzir espontaneamente à violenta reação, quando puro é incolor e inodoro, com impurezas tem odor característico de alho.  Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupo de compatibilidade "S"); com substâncias auto-reagentes da subclasse 4.1 com risco subsidiário de explosivoe com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo. 

EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergênciaUtilizar capacete de segurança , óculos de segurança modelo ampla visão, luvas de proteção, roupa de proteção a prova defogo, botas vulcanizadas com biqueira de segurança e solado antiderrapante e máscara semifacial ou faciais inteiras com filtro contra vapores orgânicos e gases ácidos. Para situações comníveis de exposição desconhecidos, usar equipamento de respiração autônomo com pressão positiva. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735. 



RISCOS


FogoGás extremamente inflamável, quando submetido a condições externas envolvendo calor, faísca, fogo ou outras fontes de ignição pode incendiar-se , podendo os recipientes explodiremdevido o aumento da pressão interna. Calor excessivo ou fogo causará um derretimento do fusível do equipamento de alívio de pressão, permitindo assim que o acetileno escape . Limites deexplosividade : inferior (LIE) 2,5% e superior (LSE) 100% . Ponto de Fulgor:-17° 

SaúdeSe inalado o produto pode causar asfixia, irritação ou sintomas semelhante à asma. A exposição a concentrações moderadas pode causar tontura, dor de cabeça e inconsciência. Aingestão do produto poderá resultar em grave perigo a saúde . Em contato com os olhos causa irritação. Em contato com a pele causa irritação moderada. 

Meio AmbienteO produto não apresenta efeitos ou riscos significativos  ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência e, degrada-se rapidamente e não é susceptível abioacumulação. É muito difícil o produto contaminar o solo ou a água devido a sua alta volatilidade . Evite a liberação do produto para o meio ambiente. Os vapores são mais leves que o ar.Densidade: 0,0012 g/cm'. Solúvel em água. 

EM CASO DE ACIDENTE

VazamentoSinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções,  no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 800 metros nosentido do vento . Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Se o vazamento de gas produzir fogo, não extinga as chamas, pois os vapores inflamáveis podem se propagar do vazamento ,criando um risco de reignição explosiva. Os vapores podem ser inflamados por luzes-piloto, outras chamas, cigarros, faíscas , aquecedores , equipamentos elétricos , descargas estáticas ououtras fontes de ignição em locais distantes do ponto de vazamento do produto. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores. A mistura devapor e ar pode criar risco de explosão em espaços confinados . Não direcionar o material derramado para quaisquer sistema de drenagem pública. No caso da necessidade da realização dotransbordo da carga, realizar o aterramento dos equipamentos a serem utilizados, sem a qual o transbordo do produto não deve ser iniciado, devendo monitorar continuamente a área de riscoe mantendo os recursos para combate a incêndios como água, espuma e extintores. Se os cilindros ficaram expostos ao fogo. aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação detransbordo. Nunca suspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula. Manusear os recipientes cheios ou vazios com cuidado. 

FogoEm caso de incêndios utilize extintor de  químico seco, dióxido  de carbono (C0 ), neblina de água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente. Resfriar e afastar os recipientesda área do fogo se isso puder ser feito sem risco. A combustão do produto pode formar gases irritantes e tóxicos como monóxido e dióxido de carbono. Se o veículo estiver envolvido no fogo,isolar a área num raio de 1.600 metros em todas as direções, considerando a possibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa deágua ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores. Se uma chama estiver extinta e o acetileno continuar a vazar, poderá ocorrer uma reignição explosiva. 

PoluiçãoNão permitir o escoamento do produto para a rede de esgoto, caso isso ocorra, deve realizar a ventilação adequada. Manusear os recipientes vazios com cuidado, porque os vaporesresiduais são inflamáveis. A disposição final deste produto deverá ser de acordo com a legislação e regulamentações ambientais vigentes. 

 

Envolvimento de PessoasEm caso de inalação remova   vítima  para  uma   área   segura,   isolada   e   bem   arejada,   pois  ela pode  ser  uma  fonte  de  contaminação Se a vítima estiverrespirando com dificuldade , forneça oxigênio ou aplique respiração artificial. Não faça respiração boca-a-boca caso a vítima tenha inalado ou ingerido o produtoNo caso de contato com a peleaqueça a área congelada com água morna não excedendo 41ºC, mantendo o aquecimento da pele durante pelo menos 15 minutos ou até que a coloração e a sensação terem voltado aonormal para a área afetada . Em caso de exposição maciçaremova as roupas enquanto for banhando-se com água morna. Em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água correntepor pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procurar uma avaliação médica e tratamento o mais rápido possível. 

Informações ao MédicoDeve ser instituída a critério médico a lavagem dos olhos e pele com água em abundância. Se a respiração estiver difícil administrar oxigênio . O tratamento deverá serconcentrado no controle de sintomas e das reações clínicas da vitima , pois não  antídoto específico. O tratamento sintomático deve compreender , sobretudo , medidas de suporte comocorreção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória. 

ObservaçõesAs instruções ao motorista, em caso de emergência , encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte.