Número de risco: 23
Número da ONU: 1049
Classe ou Subclasse de risco: 2.1
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES INFLAMÁVEIS.
Grupo de embalagem: N.A.



AspectoGás inflamável comprimido sob pressão, incolor e inodoroIncompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupo de compatibilidade "S"); com substânciasauto-reagentes da subclasse 4.1 com risco subsidiário de explosivo e com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo.

EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Utilizar capacete de segurança, óculos de segurança modelo ampla visão, luvas de proteção, roupa de proteção a prova de fogo, botas vulcanizadas com biqueira de segurança e com solado antiderrapante e máscara semifacial ou faciais inteiras com filtro contra vapores orgânicos e gases ácidos. Para situações com níveis de exposição desconhecidos e no caso de incêndio, usar equipamento de respiração autônomo com pressão positiva. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.



RISCOS



Fogo: Gás extremamente inflamável, quando submetido a condições externas envolvendo calor, faísca, eletricidade estática,
fogo ou outras fontes de ignição pode incendiar-se, podendo os recipientes explodirem devido o aumento da pressão interna. O hidrogênio pode queimar com chama praticamente invisível de baixa radiação térmica . Forma misturas explosivas com o ar. Vapores podem se deslocar até uma fonte de ignição e provocar retrocesso de chamas. Limites de explosividade : inferior (LIE) 4% e superior (LSE) 75% . Ponto de Fulgor: não aplicável.



Saúde: Em elevadas concentrações o produto é asfixiante fazendo com que ocorra a dificiência de oxigênio no ambiente e a exposição a atmosferas com deficiência de oxigênio pode causar vertigem, salivação, náusea, vômitos e a perda de mobilidade e da consciência sem aviso prévio e de forma tão rápida que impede a vítima de se proteger. A ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição . Sem efeito adverso a pele. O contato direto do produto com os olhos é prejudicial.



Meio Ambiente: O produto não apresenta efeitos ou riscos significativos ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência, degrada-se rapidamente e não é susceptível a bioacumulação. É muito difícil o produto contaminar o solo ou a água devido a sua alta volatilidade . O gás é mais leve que o ar e pode acumular nas superfícies de espaços fechados . Solúvel em água . Densidade: 0,0001 g/cm3.



EM CASO DE ACIDENTE



Vazamento: Sinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções, já no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 800 metros no sentido do vento. Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Se o vazamento de gas produzir fogo, não extinga as chamas, pois os vapores inflamáveis podem se propagar do vazamento, criando um risco de reignição explosiva. Os vapores podem ser inflamados por chamas, cigarros, faíscas, aquecedores, equipamentos elétricos, descargas estáticas ou outras fontes de ignição em locais distantes do ponto de vazamento do produto. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores . A mistura de vapor e ar ou agentes oxidantes pode criar risco de explosão em espaços confinados. Não direcionar o material derramado para quaisquer sistema de drenagem pública. No caso da necessidade da realização do transbordo da carga, realizar o aterramento dos equipamentos a serem utilizados, sem a qual o transbordo do produto não deve ser iniciado, devendo monitorar continuamente a área de risco e mantendo os recursos para combate a incêndios como água, espuma e extintores, manuseado os recipientes cheios ou vazios com cuidado fazendo uso dos EPl's acima citados. Se os cilindros ficaram expostos ao fogo, aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação de transbordo. Nunca suspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula.



Fogo: Em caso de incêndio utilize extintor de pó  químico  seco,  dióxido  de carbono (C0 ), neblina de água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente . Resfriar e afastar os recipientes da área do fogo se isso puder ser feito sem risco. Se o veículo estiver envolvido no fogo, isolar a área num raio de 1.600 metros em todas as direções, considerando a possibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores. Se uma chama estiver extinta e o produto continuar a vazar, poderá ocorrer uma reignição explosiva em contato com o ar ou com agentes oxidantes.



Poluição: Não permitir o escoamento do produto para a rede de esgoto, caso isso ocorra deve realizar a ventilação adequada. Manusear os recipientes vazios com cuidado, porque os vapores residuais são inflamáveis. A disposição final deste produto deverá ser de acordo com a legislação e regulamentações ambientais vigentes.



Envolvimento de PessoasEm caso de inalação remova   vítima  para  uma   área   segura,   isolada   e   bem   arejada,   pois  ela pode ser uma fonte de contaminação. Se a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio ou
aplique respiração artificial. Não faça respiração boca-a-boca caso a vítima tenha inalado o produto. Em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente em abundância , mantendo as pálpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procurar uma avaliação médica e tratamento o mais rápido possível.



Informações ao MédicoDeve ser instituída a critério médico a lavagem dos olhos e pele com água em abundância. Se a respiração estiver difícil administrar oxigênio . O tratamento deverá ser concentrado no controle de sintomas e das reações
clínicas da vitima, pois não há antídoto específico. O tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória.

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência , encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte