Número de risco: 22
Número da ONU: 1977
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: N.A.



AspectoGás liquefeito incolor e inodoro. Incompatível com lítio, neodímio, titânio e magnésio. Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto da subclasse 1.4 do grupo de compatibilidade S), substâncias auto-reagentes com risco subsidiário de explosivo e peróxidos orgânicos com risco subsidiário de explosivo.



EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas de raspa com ilhoses de aço, folgadas, para produtos criogênicos. Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio.

¨O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735¨.



RISCOS



FogoPode explodir sob ação do calor. Os cilindros podem romper ou explodir se aquecidos, podendo projetar-se violentamente. Os gases que são mais pesados do que o ar, podem espalhar-se pelo solo e acumular-se em áreas mais baixas ou fechadas. A combustão do produto químico ou de sua embalagem pode formar gases irritantes e tóxicos como monóxido e dióxido de carbono. 



SaúdeÉ um asfixiante simples e, em concentrações elevadas, provoca asfixia por redução da concentração de oxigênio do ambiente, principalmente em locais confinados. O contato com o produto pode causar queimadura pelo frio na pele e nos olhos (frostbite) a ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição. A ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição. O contato com o líquido pode resultar em congelamento dos lábios e da boca.



Meio AmbienteNão é esperado que o produto apresente ecotoxicidade. Espera-se que o produto apresente persistência e não seja rapidamente degradado. Insolúvel em água. Densidade do vapor: 0,97.



EM CASO DE ACIDENTE



VazamentoIsole a área de vazamento num raio de, no mínimo, 100 metros.  Interrompa o escape do gás se for possível fazê-lo sem risco. Libere o conteúdo vagarosamente para a atmosfera. Permaneça a favor do vento. Não jogue água diretamente no ponto de vazamento. Não toque nos recipientes danificados sem o uso de vestimentas adequadas.



FogoIsole o vazamento de fontes de ignição. Impeça fagulhas ou chamas. Não fume. Resfrie lateralmente, com grandes quantidades de água, os recipientes que estiverem expostos às chamas mesmo após a extinção do fogo. Meios de extinção apropriados: Compatível com o pó químico seco, CO2, espuma ou neblina d’água. Meios de extinção não recomendados:  Jatos d’água de forma direta.



PoluiçãoEvite que o produto atinja sistemas de ventilação ou áreas confinadas. Devido à dispersão do produto no ambiente, recomenda-se que a área seja ventilada até a liberação do local.



Envolvimento de PessoasSolicite atenção médica de emergência. Inalação: Remova a vítima para local ventilado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Administre oxigênio se a vítima estiver com dificuldades respiratórias. Contato com a pele: Lave a pele exposta com quantidade suficiente de água para remoção do material. Remova da pele as partículas soltas. Aqueça a área congelada com água morna (não exceder 40ºC). Contato com os olhos: Enxágue cuidadosamente com água durante vários minutos, mantendo as pálpebras abertas. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil e enxague novamente. Ingestão: Não aplicável. 



Informações ao MédicoSe necessário, o tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos, metabólicos, além de assistência respiratória. No caso de contato com o gás liquefeito, descongele as partes atingidas com água morna.

ObservaçõesAs instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para transporte.