Ar Comprimido

Número de risco: 20
Número da ONU: 1002
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: N.A.



AspectoGás não inflamável e não tóxico sob pressão, inodoro e incolor. Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupo de compatibilidade "S"); comsubstâncias auto-reagentes da subclasse 4.1 com risco subsidiário de explosivo e com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo.



EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergênciaUtilizar capacete de segurança , óculos de segurança modelo ampla visão, luvas de proteção, roupa de proteção nível "C",botas vulcanizadas com biqueira de segurança e solado antiderrapante. No caso de Incêndio utilizar equipamento de respiração autonomo e roupa de proteção completa para combate aincêndio.

O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.



RISCOS

FogoProduto não inflamável, porém pode manter a combustão e pode reagir explosivamente com vapores combustíveis. O recipiente por estar sob pressão pode explodir se aquecido e aoromper-se podem projetar-se violentamente. Limites de explosividade: não aplicável. Ponto de Fulgor: não aplicável.



SaúdeA ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição. Sem efeitos adversos a pele, olhos e a inalação. Por se tratar de  ar comprimido não apresenta riscos a saúde


Meio AmbienteO produto não apresenta efeitos ou riscos ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência e, degrada-se rapidamente e não é susceptível a bioacumulação . Oproduto não contamina o solo, ar ou a água. Os vapores são mais leves que a água.  Densidade: 0,0013 g/cm3. Solúvel em água.



EM CASO DE ACIDENTE



VazamentoSinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções, no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 500 metros nosentido do vento. Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Utilize névoa de água para resfriar os cilindros que estiverem expostos ao fogo. Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco,caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão, isolando a área até que o gás tenha se dispersado. No caso da necessidade da realização do transbordo da carga, se oscilindros ficaram expostos ao fogo, aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação de transbordo. Nunca suspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula. Ao manusear oscilindros cheios ou vazios, fazer com cuidado usando os EPl's acima relacionados.


FogoEm caso de incêndio utilizar extintor de  qu1m1co seco, dióxido de carbono (C0 ), neblina  de  água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente . Pela exposição ao calor ou achama intensa, o cilindro pode purgar e/ou rebentar violentamente, nestes casos afastar-se do recipiente e arrefecer com água a partir de uma de posição segura . Manter os cilindrosadjacentes frios regando-os com água abundante áte o fogo ser extinto. Se o veículo estiver envolvido no fogo, isolar a área num raio de 800 metros em todas as direções, considerando apossibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores eresfriamento dos cilindros. Não permita que qualquer parte dos recipientes entre em contato com temperaturas superiores a 52º C.



PoluiçãoO produto não polui, é dispersivo no ar atmosférico . Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco, caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão internado cilindro, isolando a área até que o ar comprimido tenha se dispersado.



Envolvimento de PessoasSe a vítima estiver respirando com dificuldade , forneça oxigênio ou   aplique   respiração   artificial. Manter a vítima em repouso e aquecida e procurar umaavaliação médica e tratamento o mais rápido.


Informações ao MédicoO tratamento deverá ser concentrado no controle de sintomas e das reações clínicas da vitima, pois não  antídoto específico. O tratamento sintomático devecompreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória.

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte.