Número de risco: 20
Número da ONU: 
1013
Classe ou Subclasse de risco: 
2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: 
GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: 
N.A.


AspectoGás não inflamável e não tóxico, liquefeito e sob pressão, inodoro e incolor. Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupo de compatibilidade "S"); com substâncias auto-reagentes da subclasse 4.1 com risco subsidiário de explosivo e com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo.


EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergênciaUtilizar capacete de segurança, luvas de proteção, equipamento de respiração autonomo, roupa de proteção nível "C", botasvulcanizadas com biqueira de segurança e solado antiderrapante. No caso de Incêndio utilizar roupa de proteção completa para combate a incêndio. Aparelhos de respiração com filtropurificador de ar não garantem proteção adequada.
O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.



RISCOS


FogoProduto não inflamável e não auxilia na combustão. O recipiente por estar sob pressão pode explodir se aquecido e ao romper-se pode projetar-se violentamente . Limites deexplosividade: não aplicável. Ponto de Fulgor: não aplicável.


SaúdeSe inalado em concentrações iguais ou superiores a 10% podem causar perda dos sentidos ou a morte. Diferentemente de asfixiantes comuns, o dióxido de carbono tem a capacidadede causar a morte mesmo quando se mantêm níveis normais de oxigênio (20-21%), podendo afetar a circulação e respiração. Em concentrações entre 2 e 10%, pode causar náuseas, tonturas,dor de cabeça, confusão mental, aumento da pressão arterial e frequência respiratória. Em elevadas concentrações pode causar asfixia. O produto por ser asfixiante faz com que ocorra adificiência de oxigênio no ambiente e a exposição a atmosferas com deficiência de oxigênio leva a perda de mobilidade e da consciência sem aviso prévio e de forma tão rápida que impede avítima de se proteger. A ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição. Em contato com a pele e com os olhos o produto na fase líquefeita pode causar feridas, queimadurase enregelamento dos tecidos pelo frio.


Meio AmbienteO produto não apresenta efeitos ou riscos ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência e, degrada-se rapidamente e não é susceptível a bioacumulação . Oproduto não contamina o solo, ar ou a água. Os vapores são mais pesados que o ar e pode acumular-se em espaços confinados, em especial ao nível ou abaixo do solo fazendo com que ocorraa dificiência de oxigênio no ambiente. Densidade: 0,0018 g/cm3. Solúvel em água.


EM CASO DE ACIDENTE


VazamentoSinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções, no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 100 metros nosentido do vento . Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Ventile a área ou remova os cilindros para uma área bem ventilada. Utilize névoa de água para resfriar os cilindros que estiveremexpostos ao fogo. Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco, caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão, isolando a área até que o gás tenha se dispersado .No caso da necessidade da realização do transbordo da carga, se os cilindros ficaram expostos ao fogo, aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação de transbordo. Nuncasuspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula. Ao manusear os cilindros cheios ou vazios, fazer com cuidado usando os EPl's acima relacionados.


Fogo: Em caso de incêndio utilizar extintor de pó químico seco, dióxido de carbono (C02 ), neblina de água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente. Pela exposição ao calor ou a chama intensa, o cilindro pode purgar e/ou rebentar violentamente, nestes casos afastar-se do recipiente e arrefecer com água a partir de uma de posição segura . Manter os cilindros adjacentes frios regando-os com água abundante áte o fogo ser extinto. Se o veículo estiver envolvido no fogo, isolar a área num raio de 800 metros em todas as direções, considerando a possibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores e resfriamento dos cilindros. Não permita que qualquer parte dos recipientes entre em contato com temperaturas superiores a 50º C.


Poluição: O produto não polui, é dispersivo no ar atmosférico . Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco, caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão interna do cilindro, isolando a área até que o gás tenha se dispersado.


Envolvimento de PessoasSe a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio ou aplique  respiração  artificial. Manter a vítima em repouso e aquecida. Se o coração parar, pessoal treinado deve dar início à ressuscitação cardiopulmonar imediatamente. Em caso de contato direto do produto com os olhos lavar imediatamente, com água abundantemente mantendo os olhos bem abertos. Em contato com a pele lavar as partes afetadas pelo frio com água morna em abundância. Não remover a roupa. Cobrir as feridas e queimaduras causadas pelo frio com material esterilizado e procurar uma avaliação médica e tratamento o mais rápido possível.


Informações ao MédicoO tratamento deverá ser concentrado no controle de sintomas e das reações clínicas da vitíma , pois não há antídoto específico. O tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória.

Observações
As instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte.