Número de risco: 20
Número da ONU: 1956
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: N.A.



AspectoGás não inflamável e não tóxico sob pressão, inodoro e incolor. Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupo de compatibilidade "S"); comsubstâncias auto-reagentes da subclasse 4.1 com risco subsidiário de explosivo e com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo.



EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergênciaUtilizar capacete de segurança, luvas de proteção, equipamento de respiração autonomo, roupa de proteção nível "C", botasvulcanizadas com biqueira de segurança e solado antiderrapante. No caso de Incêndio utilizar roupa de proteção completa para combate a incêndio. Aparelhos de respiração com filtropurificador de ar não garantem proteção adequada.

O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

FogoProduto não inflamável e não auxilia na combustão. O recipiente por estar sob pressão pode explodir se aquecido e ao romper-se podem projetar-se violentamente. Limites deexplosividade : não aplicável. Ponto de Fulgor: não aplicáve.I



SaúdeO produto é asfixiante fazendo com que ocorra a dificiência de oxigênio no ambiente e a exposição a atmosferas com deficiência de oxigênio pode causar vertigem, salivação, náusea,vômitos e a perda de mobilidade e da consciência sem aviso prévio e de forma tão rápida que impede a vítima de se proteger. A ingestão não é considerada como uma via potencial deexposição. Sem efeitos adversos a pele e aos olhos.


Meio AmbienteO produto não apresenta efeitos ou riscos ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência e, degrada-se rapidamente e não é susceptível a bioacumulação . Oproduto não contamina o solo, ar ou a água. Os vapores são mais pesados que o ar e pode acumular-se em espaços confinados, em especial ao nível ou abaixo do solo fazendo com que ocorraa dificiência de oxigênio no ambiente.  Densidade: 0,0017 g/cm3. Solúvel em água.



EM CASO DE ACIDENTE



VazamentoSinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções, no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 500 metros nosentido do vento. Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Utilize névoa de água para resfriar os cilindros que estiverem expostos ao fogo. Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco,caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão, isolando a área até que o gás tenha se dispersado. No caso da necessidade da realização do transbordo da carga, se oscilindros ficaram expostos ao fogo aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação de transbordo. Nunca suspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula. Ao manusear oscilindros cheios ou vazios, fazer com cuidado usando os EPl's acima relacionados.


Fogo: Em caso de incêndio utilizar extintor de pó químico seco, dióxido de carbono (C02 ), neblina de água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente . Pela exposição ao calor ou a chama intensa, o cilindro pode purgar e/ou
rebentar violentamente, nestes casos afastar-se do recipiente e arrefecer com água a partir de uma de posição segura . Manter os cilindros adjacentes frios regando-os com água abundante áte o fogo ser extinto. Se o veículo estiver envolvido no fogo, isolar a área num raio de 800 metros em todas as direções, considerando a possibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores e resfriamento dos cilindros. Não permita que qualquer parte dos recipientes entre em contato com temperaturas superiores a 52º C.



PoluiçãoO produto não polui, é dispersivo no ar atmosférico . Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco, caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão internado cilindro, isolando a área até que o gás tenha se dispersado.



Envolvimento de PessoasSe a vítima estiver respirando com dificuldade , forneça oxigênio ou   aplique   respiração   artificial. Manter a vítima em repouso e aquecida e procurar umaavaliação médica e tratamento o mais rápido. Se o coração parar, pessoal treinado deve dar início à ressuscitação cardiopulmonar imediatamente.

Informações ao MédicoO tratamento deverá ser concentrado no controle de sintomas e das reações clínicas da vitima, pois não há antídoto específico. O tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória.

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte.