Número de risco: 25
Número da ONU: 1072
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: N.A.



AspectoGás não inflamável e não tóxico com risco subsidiário de oxidante , sob pressão, inodoro e incolor. Incompatível com explosivos da classe 1 (exceto explosivos da subclasse 1.4 grupode compatibilidade "S"); com substâncias auto­ reagentes da subclasse 4 .1 com risco subsidiário de explosivo e com Peróxidos Orgânicos (subclasse 5.2) com risco subsidiário de explosivo.



EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Utilizar capacete de segurança , óculos de segurança modelo ampla visão, luvas de proteção, roupa de proteção nível "C", botas vulcanizadas com biqueira de segurança e com solado antiderrapante. No caso de Incêndio utilizar equipamento de respiração autonomo e roupa de proteção completa para combate a incêndio.

O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

FogoProduto não inflamável, porém agrava o incêndio  por ser comburente e pode manter a combustão e reagir explosivamente com substâncias combustíveis por também ser um produtooxidante. Manter longe de óleos, gorduras e combustíveis. O recipiente por estar sob pressão pode explodir se aquecido e ao romper-se podem projetar-se violentamente . Limites deexplosividade: não aplicável. Ponto de Fulgor: não aplicável.



SaúdeA ingestão não é considerada como uma via potencial de exposição. A inalação de 80% ou mais de oxigênio durante algumas horas pode causar obturação de nariz, tosse, dor degarganta, dores no tórax e dificuldades de respiração. Inspiração de oxigênio sob pressão pode causar danos nos pulmões e perturbação de sistema nervoso resultando em tontura,coordenação fraca , sensação de formigamento, distúrbios visuais e de audição, dores musculares, inconsciência e convulsão . Sem efeito adverso a pele. Em caso de contato direto com osolhos pode ser prejudicial.


Meio AmbienteO produto não apresenta efeitos ou riscos ao meio ambiente. O produto não apresenta persistência e, degrada-se rapidamente e não é susceptível a bioacumulação . Oproduto não contamina o solo, ar ou a água. Os vapores são mais pesado que o ar. Densidade: 0,0013 g/cm3. Solúvel em água.



EM CASO DE ACIDENTE



VazamentoSinalizar e isolar a área numa distância mínima de 100 metros em todas as direções, no caso de um grande vazamento isolar a área numa distância mínima de 500 metros nosentido do vento. Eliminar toda e qualquer fonte de ignição. Utilize névoa de água para resfriar os cilindros que estiverem expostos ao fogo. Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco,caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão, isolando a área até que o gás tenha se dispersado. No caso da necessidade da realização do transbordo da carga, se oscilindros ficaram expostos ao fogo. aguardar que estes se esfriem para então iniciar a operação de transbordo. Nunca suspender a cilindro pelo dispositivo protetor da válvula. Ao manusear oscilindros cheios ou vazios, fazer com cuidado usando os EPl's acima relacionados.


Fogo: Em caso de incêndio utilizar extintor de pó químico seco, dióxido de carbono (C02), neblina de água ou espuma. Nunca utilizar jatos de água diretamente . Pela exposição ao calor ou a chama intensa, o cilindro pode purgar e/ou
rebentar violentamente, nestes casos afastar-se do recipiente e arrefecer com água a partir de uma de posição segura . Manter os cilindros adjacentes frios regando-os com água abundante áte o fogo ser extinto. Se o veículo estiver envolvido no fogo, isolar a área num raio de 800 metros em todas as direções, considerando a possibilidade de evacuação da área isolada, mantendo pessoas não autorizadas afastadas da área. Utilize névoa de água ou espuma supressora de vapor para reduzir a dispersão dos vapores e resfriamento dos cilindros. Não permita que qualquer parte dos recipientes entre em contato com temperaturas superiores a 52º C.



PoluiçãoO produto não polui, é dispersivo no ar atmosférico . Parar o vazamento se isto puder ser feito sem risco, caso não seja possível deixe o produto evaporar e diminuir a pressão internado cilindro, isolando a área até que o gás tenha se dispersado.



Envolvimento de PessoasSe a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio ou  aplique  respiração  artificial. Manter a vítima em repouso e aquecida e procurar uma avaliaçãomédica e tratamento o mais rápido. possível. Se o coração parar, pessoal treinado deve dar início à ressuscitação cardiopulmonar imediatamente

Informações ao MédicoO tratamento deverá ser concentrado no controle de sintomas e das reações clínicas da vitíma, pois não  antídoto específico. O tratamento sintomático devecompreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória.

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para o transporte.