Cuidados básicos necessários nas operações de solda ou corte oxi-combustível na área de trabalho

Deve-se ter um piso à prova de incêndio. Recomenda-se utilizar pisos de concreto.

Sempre quando necessário, deve-se utilizar anteparos resistentes ao calor para proteger as paredes próximas ou os pisos desprotegidos contra faíscas, fagulhas, escórias ou metal quente.

Deve-se sempre evitar a utilização de bancadas fabricadas de matérias combustíveis. Recomenda-se bancadas feitas de chapas de aço, recobertas com tijolos ou outros matérias refratários.

É de fundamental importância que a área possua ventilação/circulação de ar adequado, de forma a evitar a concentração de oxigênio e/ou gases combustíveis, bem como fumaça, fuligem e/ou outros vapores tóxicos. Caso não seja possível, providencie o uso de exaustores, ventiladores ou outros equipamentos adequados ao desempenho destas funções. Devemos sempre lembrar que a presença de oxigênio puro serve para acelerar o processo de combustão e fazer com que os materiais combustíveis queimem com maior intensidade.

Mantenha sempre um extintor de incêndio adequado (Tipo AP, PQ ou CO2 ) e dimensão compatível na área de trabalho. Inspecione-o regularmente para assegurar que ele esteja em boas condições operacionais e, principalmente, saiba como usá-lo.

Mantenha sempre longe dos locais de corte e de solda, óleos, graxas ou outros materiais combustíveis que possam se acender e queimar vigorosamente na presença de oxigênio.

Mantenha sempre as chamas e faíscas longe de cilindros longe dos cilindros de gases e das mangueiras, lembrando-se que quando as faíscas são projetadas, elas podem atingir uma distancia de até 10 metros. A temperatura ambiente pode atingir ate 300°C numa distancia de um metro do operador.

Os cilindros de gases devem estar sempre presos por correntes ou correias, de forma a evitar que os mesmos possam sofrer quedas ou danos em seu corpo e/ou suas válvulas. Mantenha os cilindros, sempre que possível, com seus capacetes.

Todos os cilindros, tubulações, reguladores e mangueiras deverão ser facilmente identificadas através de cores próprias, em função do gás utilizado, conforme código internacional de cor aplicável:

Preto ou Verde para Oxigênio 
Vermelho para Acetileno
Alumínio para Gás Carbônico
Rosa para Gás Natural

Manter sempre avisos de Proibido Fumar, Proibido o uso de óleo/graxas nesta área e Utilize-se dos equipamentos de proteção adequados junto às áreas de trabalho.

Após o termino do trabalho, inspecione a área de trabalho para verificar a possível existência de incêndio ou materiais incandescentes.

Evite fazer emendas nas mangueiras, a não ser com conexões apropriadas. Não se esqueça que emendas feitas de cobre poderão reagir quimicamente com o acetileno.