Cuidados básicos necessários nas operações de solda ou corte oxi-combustível no retrocesso da chama

8 O RETROCESSO DA CHAMA

A) RETROCESSO MOMENTÂNEO
A chama retrocede em direção ao interior do maçarico;

Ocorre ligeira crepitação;

A chama se apaga e volta a se acender na ponta do bico;

Existe algum desequilíbrio no orifício do bico;

A diferença entre a velocidade de saída do gás e a velocidade de combustão produz o retrocesso momentâneo.

POSSÍVEIS CAUSAS:

Os reguladores ou o maçarico não estão corretamente ajustados;

Uma mangueira de gás esta estrangulada, ou seu diâmetro é pequeno para a aplicação;

A pressão de gás no cilindro é baixa demais;

O bico pode estar parcialmente obstruído;

O orifício do bico esta aumentado;

Existe algum problema no sistema de fornecimento de gás.

A VELOCIDADE DE COMBUSTAO DEPENDE:

Da relação entre a mistura do oxigênio e do gás combustível. O excesso de oxigênio aumenta a velocidade de combustão;

Da temperatura da mistura do gás. Se a mistura do gás for aquecida, as velocidade de combustão aumenta;

Da turbulência no fluxo de gás.

B) RETROCESSO SUSTENTADO

A chama retrocede e continua se queimando no interior do maçarico;

Inicialmente ocorre uma detonação;

Posteriormente surge um som sibilante;

POSSIVEIS CAUSAS:

Após o retrocesso momentâneo, quando os gases voltam a fluir normalmente e encontram o misturador do maçarico com uma temperatura, no mínimo, igual a do ponto de ignição da mistura;

SEQUENCIA CORRETIVA:

Fechamos a válvula de oxigênio do maçarico;

Fechamos a válvula de gás combustível do maçarico;

Cortamos o fornecimento de oxigênio;

Cortamos o fornecimento do gás combustível;

Esfriamos o maçarico com água;

Examinamos visualmente todo o sistema antes de tornar a usa-lo.

C)RETROVESSO TOTAL

A chama retrocedo pelo maçarico e penetra em uma das mangueiras de gás;

Pode haver explosão;

Caso não exista válvula corta-chama, o retrocesso pode continuar pelo interior do regulador e penetrar no cilindro de gás causando acidentes de gravíssimas conseqüências;


POSSIVEL CAUSA:
Ocorre a mistura de gases em umas das mangueiras, devido ao fluxo revertidodos gases, o gás de mais alta pressão flui para o interior da mangueira que tem pressão mais baixa.

COMO OCORRE O FLUXO REVERSO DE GÁS:

O bico esta obstruído por sujeira por sujeira, escoria ou danos;

O bico é pequeno demais para a calibragem da válvula do maçarico;

O operador deixou abertas as válvulas do maçarico e cortou o fornecimento de gás nos reguladores;

SEQUENCIA CORRETIVA:

Fechar imediatamente as válvulas dos cilindros de oxigênio e do gás combustível;

Verificar se o cilindro de gás combustível se aqueceu, indicando a ocorrência de decomposição em seu interior. Se este estiver quente, certificar-se de que sua válvula esteja fechada. Em um cilindro fechado, o processo de decomposição é interrompido;

Se estiver ocorrendo vazamento de gás, há um grande risco que a zona de decomposição se estenda e que o cilindro exploda. Isole imediatamente a área, evacue o local, resfrie rapidamente o cilindro por ate 24 horas e chame o corpo de bombeiros.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

Utilização correta dos equipamentos;

Ajustar as pressões e as vazões corretas, segundo as recomendações dos frabricantes dos equipamentos;

Empregar bicos de numeração adequada e ajustar as pressões sempre que trocar o bico por um outro de numeração diferente;

Certificar-se que o bico não esteja obstruído;

Substituir os bicos danificados;

Utilizar agulhas de limpeza de tamanho correto;

Não manter o bico aceso muito próximo da peça;

Utilizar válvulas unidirecionais de fluxo gasoso;

Utilizar válvulas corta-chama.