Cuidados básicos necessários nas operações de solda ou corte oxi-combustível no uso correto de válvulas de segurança

De forma a dar maior segurança aos operadores e ao equipamento durante as operações de corte ou solda, existem disponíveis no mercado dois tipos de válvulas de segurança de atuação diferenciada, que diminuem enormemente, os riscos e as conseqüências dos possíveis acidentes que podem vir a ocorrer.

A) VÁLVULAS DE RETENÇÃO DE FLUXO

São válvulas que impedem a reversão do fluxo de gás (por diferença de pressões), impedindo a mistura dos gases de alguma parte indevida do sistema. Estas válvulas não podem deter o retrocesso da chama e devem ser periodicamente inspecionadas.

B) VÁLVULAS CORTA-CHAMA

São válvulas que impedem a propagação da chama dentro do sistema e, com isto, eliminam o risco de ocorrerem graves acidentes. Estas válvulas possuem um filtro de aço inoxidável que extingue a chama, possibilitando apenas a passagem de gás. Também devem ser inspecionadas periodicamente. Dependendo da aplicação, estas válvulas causam uma pequena diminuição na pressão e no fluxo do gás. Inteiramente, dentro das válvulas corta-chama, existem dispositivos que também impedem a reversão do fluxo de gás.

EXISTE LEI FEDERAL ( NR 18) QUE DISCIPLINA A UTILIZAÇÃO DE VÁLVULAS CORTA-CHAMA, TANTO NA ENTRADA DO MAÇARICO, QUANTO NA SAÍDA DOS REGULADORES, PARA AMBOS OS GASES.